Bem vindo ao site de contabilidade da Mapa Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

IA ajuda candidatos a conquistar empregos e cria desafio a recrutadores, mostra pesquisa

Estudo inédito com quase 3.000 entrevistados globais aponta que mais de 80% dos postulantes usaram sistemas de ia para melhorar ou exagerar habilidades nas suas candidaturas de emprego

Não é nenhuma novidade que alguns candidatos a trabalho exageram habilidades para aumentar suas chances de serem vistos pelos recrutadores e assim conseguir um emprego. A grande questão atualmente é que a ascensão da inteligência artificial (IA), especialmente o modelo generativo, está levando a tática a outros patamares.

A Pesquisa sobre o Uso de IA na Busca de Emprego 2024 aponta que mais da metade (58%) dos entrevistados estão usando ferramentas de IA em sua busca de emprego atual.

Entre algumas das ações performadas com IA para a busca de trabalho estão escrita e refinamento do currículo e cartas de apresentação, além do auxílio para encontrar vagas de trabalho relevantes.

O estudo foi realizado em julho de 2024 e contou com a participação de 2.997 candidatos a emprego de 12 países, sendo 250 participantes do Brasil.

Maioria dos profissionais utilizou sistemas de IA para exagerar elementos da sua candidatura

A função da IA na busca de emprego é complexa. Quando se trata de maquiar as reais credenciais dos profissionais, então a tecnologia pode se tornar uma dor de cabeça aos recrutadores para encontrar talentos.

Atualmente, 83% dos candidatos que usaram IA na sua busca atual por emprego dizem que empregaram a tecnologia para melhorar ou exagerar habilidades em seu currículo, carta de apresentação, solicitação de emprego ou testes.

Embora nem todos os usos são prejudiciais ao processo de avaliação do candidato, algumas aplicações da IA podem ultrapassar o limite do aceitável. Por exemplo, 29% dos candidatos a emprego usaram a IA para concluir uma tarefa de teste ou avaliação de habilidades. Além disso, 28% usaram a mesma tecnologia para gerar respostas a perguntas de entrevistas. Em ambos os casos a atitude possivelmente oculta a falta de habilidades relevantes dos profissionais.

"O uso da IA para auxiliar candidaturas a empregos é um caminho sem volta", comenta Marcela Gava, analista sênior do Capterra. "Em vez de lutar contra algo que é inevitável, os empregadores devem focar seus esforços em encontrar maneiras de validar as reais habilidades dos candidatos, além de definir os tipos de uso aceitáveis para a tecnologia de IA no contexto de recrutamento."

Vale destacar que 82% dos entrevistados consideram provável que outros candidatos a empregos semelhantes estejam usando a IA para otimizar suas candidaturas.

Dessa maneira, os postulantes a um trabalho podem sentir a necessidade de adotar a tecnologia simplesmente para acompanhar os outros candidatos e, assim, perpetuar esse ciclo.

Candidatos têm maior chance de receber uma oferta de trabalho quando usam IA durante o processo de candidatura

É inegável que a IA tem jogado a favor dos candidatos. Daqueles que usaram a tecnologia para auxiliar na sua busca atual por trabalho, 84% receberam pelo menos uma oferta de emprego. Já os que não utilizaram esse tipo de sistema, o porcentual dos que receberam pelo menos uma oferta de trabalho cai para 55%.

Além de serem bem-sucedidos na sua busca de trabalho quando usam sistemas de IA, esses postulantes concluíram, em média, mais do que o dobro de solicitações de emprego do que aqueles que não usam IA.

Portanto, não surpreende que mais da metade (57%) dos que já usaram sistema de IA considerem esses sistemas extremamente ou muito importantes para sua busca de emprego atual.

Afinal, para 23%, um dos benefícios do uso de sistemas de IA para a procura de emprego é apresentar-se como um melhor candidato para a vaga.

Técnicas para os recrutadores encontrarem os melhores talentos no contexto de uso de IA

Em um cenário cuja detecção das reais habilidades dos candidatos ficam mais difíceis, é necessário dar ênfase a diferentes medidas para chegar a um processo seletivo transparente.

Revisar os processos de contratação e empregar um software de recrutamento e seleção (ATS) são as primeiras etapas para evitar que recrutadores fiquem à mercê das estratégias dos candidatos. A partir disso, os empregadores também podem colocar em prática as seguintes medidas:

  • Definir políticas de uso da IA: as empresas podem definir normas sobre o que é ou não aceitável em termos do uso de IA nas candidaturas e compartilhá-las nos anúncios de emprego.
  • Realizar entrevistas ou testes ao vivo: uma dica importante é não depender 100% de interações online. O ideal é que parte do processo, como testes ou entrevistas, seja realizado presencialmente ou pelo menos por videochamadas, especialmente nos casos de vagas remotas.
  • Checar dados relevantes: softwares de recrutamento e seleção costumam apresentar informações valiosas sobre o perfil dos candidatos, permitindo que os recrutadores e gerentes responsáveis possam identificar quais áreas investigar melhor em eventuais entrevistas com o postulante à vaga.