Bem vindo ao site de contabilidade da Mapa Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

No Dia Nacional do Surdo, INSS destaca ferramentas de inclusão

Central de Atendimento em Libras (CAL), transmissões ao vivo e a tecnologia VLibras auxiliam na prestação de serviços

O mês de setembro é marcado por celebrações importantes para as pessoas com deficiência auditiva. Na última segunda-feira (23), foi comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais, já hoje (26) é o Dia Nacional do Surdo. Em abril deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) efetivou a implantação da Central de Atendimento em Libras (CAL), um marco importante na jornada da autarquia pela inclusão e garantia dos direitos de todos os cidadãos brasileiros.

Embora ainda esteja em fase de expansão, dezenas de segurados já foram atendidos em todo o país por meio da CAL. Funciona assim: o intérprete ou representante da pessoa surda liga para a Central 135 e solicita o agendamento. No dia e hora marcados, o solicitante comparece à Agência e é atendido em Libras, por um servidor capacitado, por meio de videochamada.

Até o momento, seis agências já possuem salas equipadas para prestar esse serviço em Libras: Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP), São Paulo (SP) e duas em Maceió (AL). Nas demais localidades, a pessoa surda ou com deficiência auditiva pode ser acompanhada pelo seu intérprete ou tradutor de Libras em qualquer atendimento junto ao INSS, conforme ratifica a Portaria DIRBEN/INSS nº 1.027, de 28 de junho de 2022.

Ainda este ano, a Central de Atendimento em Libras será expandida para ofertar atendimento presencial nas cidades que já possuírem servidores capacitados. Outra meta para 2024 é viabilizar o atendimento às pessoas surdas de forma totalmente remota nos grandes centros urbanos do Brasil, sem que haja a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS.

Além da CAL, o Instituto tem se envolvido em outras ações de inclusão. Tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS possuem o suporte da VLibras, um conjunto de ferramentas que fazem a tradução das páginas para a Língua Brasileira de Sinais. O canal oficial do INSS no YouTube também tem promovido transmissões ao vivo inteiramente em Libras desde 2023, como “Direitos previdenciários para a comunidade surda”, disponível para acesso ainda em 2024.

O atual coordenador da CAL, José Wilker, tem participado ativamente de todo esse processo. Ele destaca que a Central é um instrumento de inclusão social que está se adaptando às necessidades das pessoas surdas, de modo a garantir equidade no atendimento previdenciário. “Como a maior distribuidora de renda no Brasil, a Previdência Social inclusiva tem o poder de transformar os cidadãos em pessoas autônomas, independentes e, não menos importante, possibilitando que sejam participativas nas decisões governamentais voltadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência, dentre elas, as pessoas surdas”, enfatiza.

Cristiane Ribeiro (estagiária da ACS/SRNE), sob supervisão de Roneymar Alves (ACS/SRNE)