Bem vindo ao site de contabilidade da Mapa Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

WhatsApp, Telegram e Signal: quais as diferenças entre os aplicativos?

Com a mudança nas Políticas de Privacidade no WhatsApp, o público brasileiro aderiu a alguns concorrentes do mensageiro mais popular do Brasil. No início de 2021, Signal e Telegram ganharam novos milhões de usuários em poucos dias. O primeiro, inclusive, chegou à marca de 50 milhões de downloads neste ano e o segundo contou com a chegada de novos 25 milhões de usuários em apenas 72h.

Com a mudança nas Políticas de Privacidade no WhatsApp, o público brasileiro aderiu a alguns concorrentes do mensageiro mais popular do Brasil. No início de 2021, Signal e Telegram ganharam novos milhões de usuários em poucos dias. O primeiro, inclusive, chegou à marca de 50 milhões de downloads neste ano e o segundo contou com a chegada de novos 25 milhões de usuários em apenas 72h.

Explicamos abaixo as diferenças entre os principais aplicativos de mensagens do mercado.

WhatsApp

Armazenamento: arquivos e conversas do WhatsApp são armazenadas no próprio dispositivo, podendo serem salvas também na nuvem para arquivamento;

Envio de arquivos: Para dispositivos com 512 MB de armazenamento é permitido até 16 MB para arquivos de áudio, vídeo e fotos. O limite, no entanto, chega em até 64 MB no WhatsApp Web. Para arquivos, o limite é de 100 MB.

Grupos: os grupos no WhatsApp podem ter até 256 membros;

Web: o WhatsApp Web só pode ser utilizado em apenas um dispositivo por vez, sendo autorizado através da leitura de um QR Code.

Figurinhas: o WhatsApp passou a aderir aos “stickers” no fim de 2018. Atualmente estão disponíveis também as figurinhas animadas.

Canais: em comparação com o Telegram, o WhatsApp não possui os canais, mas o recurso de grupos em que apenas os administradores podem enviar mensagens.

Segurança: O app possui criptografia de ponta a ponta, o que protege o conteúdo enviado nas conversas. Entretanto, as últimas mudanças na política de dados compartilhados com o Facebook e terceiros.

Chamadas de vídeo e áudio: o WhatsApp consegue realizar uma chamada em grupo de até oito pessoas, recurso limitado nos concorrentes.

Telegram

Com mais de 400 milhões de usuários ativos pelo mundo, o aplicativo foi criado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, fundadores do VK, maior rede social da Rússia.

Envio de arquivos: você pode enviar mídias e arquivos, sem qualquer limite de tamanho. É possível compartilhar de forma rápida vídeos grandes, documentos (.DOC, .MP3, .ZIP, etc.)

Grupos: o Telegram permite até 200 mil pessoas em um mesmo grupo. Além disso, o app é o único dos três onde podem ser criadas enquetes em grupos e canais;

Web: Em relação ao Telegram Web, é possível utilizá-lo mesmo que o celular descarregue. A verificação da conta funciona também via SMS.

Figurinhas: antes mesmo da introdução no WhatsApp, os “stickers” já eram moda no Telegram. No aplicativo, é possível ter a coleção estática e animada em alta qualidade.

Canais: o Telegram possui o recurso de canais, onde o chat poderá ser alimentado apenas pelos criadores e administradores, impossibilitando conversas. O recurso já é utilizado por veículos de mídia pelo mundo;

Segurança: além da forte criptografia, é possível também utilizar o recurso de Chats Secretos. As mensagens dos Chats Secretos podem ser programadas para se autodestruirem nos dois dispositivos.

Chamadas de vídeo e áudio: no Telegram, é possível realizar uma chamada de vídeo com apenas uma pessoa.

Signal

Criado por um grupo independente de desenvolvedores de software chamado Open Whisper Systems, o Signal também ganhou adeptos no início de 2021. Famoso por ter sido usado pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden, o aplicativo tem semelhanças com o WhatsApp, mas promete maior segurança.

Armazenamento: assim como o mensageiro do Facebook, o Signal utiliza o armazenamento do aparelho, e não em nuvem.

Envio de arquivos: no app, não é possível compartilhar mais de 32 fotos ou vídeos de uma vez. O limite de tamanho para cada arquivo compartilhado é de 100 MB.

Grupos: No Signal é possível criar grupos com até 1 mil pessoas, com mensagens criptografadas.

Web: diferentemente do WhatsApp e do Telegram, o Signal só poderá ser usado no desktop baixando o programa da empresa. A verificação ocorre com o aplicativo no celular.

Figurinhas: o aplicativo também tem suporte às figurinhas, com o usuário podendo criá-las, adicionar as do Signal ou instalar outras.

Segurança: um recurso interessante quanto à segurança são as “Mensagens Efêmeras”, onde o usuário permite que as mensagens enviadas sejam automaticamente apagadas no momento em que o destinatário visualizá-las.