Bem vindo ao site de contabilidade da Mapa Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Comprometimento da renda com dívidas deve aumentar em 2012, diz consultoria

Uma análise regional feita pela Tendências mostra que é possível haver níveis elevados de comprometimento de renda, sem que a inadimplência fuja do controle.

Autor: Diego Lazzaris BorgesFonte: InfoMoney

O comprometimento da renda familiardos brasileiros com o pagamento de dívidas bancárias (principal e juros) deve aumentar em 2012, de acordo com projeções da Tendências Consultorias, adiantadas ao InfoMoney.

De acordo com a Tendências, o comprometimento deve chegar a 30,1% da renda mensal em dezembro deste ano, o que significa uma alta de 0,8 ponto percentual em relação ao final do passado (29,3%). “O aumento, porém, ainda seria relativamente confortável, não justificando preocupações tão grandes em termos de sustentabilidade do endividamento”, afirmam os analistas da consultoria.

Comprometimento da renda X inadimplência
Uma análise regional feita pela Tendências mostra que é possível haver níveis elevados de comprometimento de renda,  sem que a inadimplência fuja do controle.

“Mesmo com o comprometimento de 41,6% no Centro-Oeste, a inadimplência na região não causa preocupações: 4% contra 4,1% da média nacional, na carteira total de pessoa física, considerando os dados do SCR (Sistema de Informação de Crédito)”, afirma a consultoria.

No Sul, o nível de comprometimento, de 33,2%, também é superior à média nacional, mas a região tem a taxa de inadimplência mais baixa do País.